O colágeno é uma proteína vital encontrada em todo o corpo humano, especialmente na pele, nas articulações e nos ossos. Ele é responsável por dar suporte e firmeza à pele e ajudar a manter nossos corpos saudáveis. Nos últimos anos, o colágeno tem sido amplamente utilizado como suplemento nutricional.
Mas quando vamos às farmácias ou lojas de suplementos alimentares, encontramos diferentes tipos de colágenos e isso pode ser um pouco confuso.
- Colágeno Hidrolisado
É a forma hidrolisada, ou seja, fragmentada, do colágeno tipo I que é extraído da pele de bovinos ou suínos. É utilizada uma tecnologia convencional ou química de quebrada molécula do colágeno. O colágeno hidrolisado é geralmente encontrado em pó, possui boa absorção, e pode ter efeitos variados no organismo. Ele pode também ser adicionado a bebidas ou alimentos para aumentar o teor de proteína.
- Peptídeos de Colágeno
São fragmentos ainda menores em comparação ao colágeno hidrolisado. É a forma altamente hidrolisada do colágeno, ou seja, mais fragmentado para facilitar a absorção do organismo. Para sua produção é utilizada uma tecnologia avançada e controlada de quebra da molécula desta proteína. Isso garante excelente absorção e eficácia comprovada por diversos estudos científicos publicados.
- Colágeno tipo II não hidrolisado (ou não desnaturado)
O colágeno tipo II não hidrolisado, é a proteína que não foi submetida ao processo de hidrólise, ou seja, não foi fragmentado através deste processo químico. Ele é extraído da cartilagem de animais e é um componente importante da matriz celular. Não é absorvido pelo organismo e tem um mecanismo de ação diferente dos peptídeos de colágeno, mas pode ser um bom aliado para ajudar a reduzir a inflamação das articulações.
Em resumo, existem vários tipos de colágeno disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e propriedades. Todos esses tipos de colágeno são amplamente utilizados como suplementos nutricionais e podem ter vários benefícios para a saúde, mas diferentes.