É por isso que nós o chamamos de Proteína Da Vida! Ele é encontrado no corpo todo e existem vários tipos de colágeno, aproximadamente 28 tipos já foram reportados na literatura, chamamos de família de colágeno, e eles diferem entre si pela estrutura e organização moleculares. Embora diferentes tecidos possam ter os mesmos tipos de colágeno, a predominância de um tipo específico influencia as características estruturais de cada órgão ou tecido (como firmeza, elasticidade, flexibilidade e resistência mecânica).
Conheça aqui um pouco mais as sobre as três principais famílias de colágeno:
- Colágeno tipo I
É o tipo de colágeno mais abundante no organismo humano e se apresenta na forma de fibras longas e espessas. É o colágeno mais resistente à tensão mecânica de toda família e, por isso, está presente em tecidos que precisam ter muita resistência, como pele, tendões e ossos.
- Colágeno tipo II
Se apresenta como fibras menores, mais finas e associa-se a outras proteínas da matriz extracelular, ligando-se fortemente à água, por exemplo. Tem forte capacidade de amortecer impacto, e por esta razão é um dos principais constituintes das cartilagens das articulações.
- Colágeno tipo III
Se apresenta como fibras delicadas e finas que normalmente são encontradas em tecidos que possuem um certo grau de elasticidade, como artérias, pele, intestinos, útero, fáscias e ligamentos.
Em todas as suas formas, o colágeno é uma proteína crucial para a saúde e o bom funcionamento do corpo humano.