Ela é caracterizada pelo excesso de gordura subcutânea - logo abaixo da pele - e pela alteração das fibras de colágeno. Portanto, quanto maior o percentual de gordura no corpo e maior a flacidez da pele, mais aparente é a celulite.
Estas condições levam ao aparecimento de nódulos, prejudicando a circulação, retendo líquidos e provoca o aparecimento das características ondulações na superfície da pele. Além de afetar a autoestima e a confiança das mulheres, dependendo do grau da celulite pode causar dor e desconforto nas regiões acometidas.
A celulite tem causa multifatorial. Os fatores de risco para o aparecimento da celulite podem incluir:
- Gênero (é mais comum em mulheres do que em homens).
- Idade (a celulite tende a se tornar mais evidente com a idade).
- Genética (a predisposição para a celulite pode ser herdada).
- Estilo de vida (um estilo de vida sedentário e uma dieta pobre em nutrientes).
- Uso de medicamentos (por exemplo anticoncepcionais hormonais).
Devido a causa ser multifatorial, o tratamento para a celulite também deve abranger diversos aspectos.
O colágeno é uma proteína vital encontrada em todo o corpo humano, especialmente na pele, onde ele é responsável por dar suporte e firmeza. A suplementação com colágeno, como o Genu-in Life, é uma estratégia interessante que pode ajudar a melhorar a elasticidade da pele e reduzir a aparência das ondulações causadas pela celulite.
Entretanto, é fundamental que outras medidas sejam tomadas para melhorar e combater a celulite, como uma dieta saudável e exercícios regulares.